sexta-feira, 17 de setembro de 2010

o fck das certezas

Alguma vez eu li que na psicologia há quem considere o estado de organização de um lar um reflexo do funcionamento da mente. Hoje eu estava ordenando minhas idéias com um balde, um rodo e um pano no piso de casa. Lá eu de novo com água e me ocorreu algo que julguei interessante.
Na construção civil existe no uso do concreto um índice para avaliar sua resistência à compressão, o fck. Este índice informa o quanto de força, dada em MPa (mega pascal) ou kgf (quilograma força) o concreto resiste em cada cm². Há concretos de 12, 18, 20, 30MPa ou , respectivamente 120, 180, 200, 300kgf/cm². E sei lá por que caminhos neuronais tortuosos minhas sinapses circularam, mas associei isso às certezas, digo, opiniões sobre várias coisas. Pensei que as nossas certezas talvez tenham um índice equivalente de resistência. Fui enumerando tipos de certeza resistentes e outras menos. Não levei meses de pensamento elaborado, sequer horas, fiquem à vontade para apontar os furos.
Consegui imaginar dois grupos dominantes de certezas, evidentemente com gradações que não me dei ao trabalho de considerar. Há as certezas positivas e as negativas. Reparei que as positivas tem um fck, vou chamar de IC, predominantemente baixo, ao passo que as certezas negativas tem um IC elevado. Em geral, é mais fácil as pessoas conviverem com certezas negativas, do que positivas. Algumas: "eu não vou conseguir", "não sou capaz", "não é pra mim", "vai dar merda", "ela não me ama", "minorias são sacanas" etc. Considerem o oposto e talvez concordem que há algum fundamento nisso.
Mas por que isso?
Hipótese: Genericamente, as certezas negativas vivem de inércia, não exigem esforço para serem alteradas, sua energia é desagregante, portano entrópicas. Tô me repetindo? Não exatamente eu, certo?
Por outro lado, as certezas positivas necessitam de constante aplicação de energia para se manterem. Dá trabalho sustentá-las.
Acho que eu descobri um sistema filosófico, o Entropismo, porém não é um sistema a se aderir, mas a ser combatido. O anti-entropismo é a nova bandeira política e ideológica, mas totalmente fadada ao fracasso. Maravilha, uma causa perdida!!! Nada mais romântico do que uma causa perdida.
Bom, voltando à metáfora do concreto, se hipoteticamente fosse necessário utilizar um concreto de fck baixo para uma aplicação que exigisse outro de fck maior, mas não houvesse alternativa, a solução seria aumentar o volume e a massa do concreto com fck baixo. Como E=MC², mais massa é mais energia. c.q.d.
Ótimo dia!

P.S.: Se de fato à ordenação da casa corresponder o estado do pensamento, já imaginaram a zorra que não era a casa do Kant? ou do Hegel? Putz!

7 comentários:

  1. Então, meu caro. Pra mim, é o “fuck” das certezas. E, de mais a mais, diz que Kant quase não saía de casa. Aposto que ficava organizando as ceroulas pela cor, as perucas pelo tamanho e a crítica da razão pela pureza...

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrs, ou fuck com as certezas. Do Kant não gosto nem de imaginar.

    ResponderExcluir
  3. Falando nisso, http://www.youtube.com/watch?v=NHinweAqbsA

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHAHAHAHA, chorei de tanto rir, muito, muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Pois não se assuste, mas eu achei muito interessante... e tá bom, se não der em nenhum sistema filosófico possível, o fuck com as certesas e sempre um caminho....

    p.s.: a #%@!@@#W#$@Q da assinatura está como Lizveta, não consegui mudar isso, mas sou eu.. Bete..

    ResponderExcluir
  6. he,he,he... e a pessoa não sabe mais escrever em português...tadinho do meu aluno!

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs, oi Bete, o fuck das certezas talvez seja o único caminho,rsrs!

    ResponderExcluir