segunda-feira, 13 de setembro de 2010

No princípio eram as trevas... no meio e no fim também

Toda e qualquer coisa relevante e irrelevante no Universo é fluxo energético. Conversão de energia em um estado para outro, com conseqüente desagregação energética ou, em outras palavras, diluição termodinâmica. O processo, no limite, fará do Universo um enorme espaço contendo matéria fria e inerte amplamente dispersa. A energia não estará perdida, mas acumulada em pacotes infinitesimais em cada elemento espalhado por bilhões e bilhões de anos-luz Universo afora. Não há enconomia possível! Não é um processo reversível! Não há esperanças quanto a isso, conforme-se!


A este declínio da organização da energia dá-se o nome de ENTROPIA.

No entanto, a vida é uma luta contra a Entropia, seres vivos são arranjos extremamente complexos de energia. A complexidade orgânica, os mecanismos de planejamento e ação que são mentes e corpos exigem impressionantes gastos energéticos. Quem duvida que vá até sua cozinha, pegue um copo e o solte no chão. A Entropia está a seu favor, a matéria se desorganiza. A energia acumulada no copo (potencial) se desfaz em ruído e movimento, é energia que se desagrega, que se dispersa. Agora, faça o caminho inverso, reorganize este copo, adicione energia a ele e o faça íntegro como antes. Compreende?

Diariamente lutamos contra a Entropia, arrumando a cama, lavando a louça, nos alimentando, fazendo a manutenção do carro, trocando a lâmpada, fraldas, juntando letras e concentrando idéias em blogs etc. Todo dia os vivos se levantam perfilam-se diante da Entropia e dizem "No pasarán!" E todo o dia ela passa!

A poeira se acumula, o pneu murcha, as rugas se aprofundam e os copos se quebram.

Ainda assim, tão mais certo se saiba que o Universo vai se apagar, mais intensamente algumas estrelas se fazem brilhar.
Messier 1, ou NGC 1952, ou ainda Nebulosa do Caranguejo, resultado de uma super nova, uma estrela imensa que realmente lutou contra a Entropia.

3 comentários:

  1. Ai meu Deus que coisa difícil ....espera um pouquinho que vou ali na Nasa fazer um cursinho e já volto..

    ResponderExcluir
  2. "Ainda assim, tão mais certo se saiba que o Universo vai se apagar, mais intensamente algumas estrelas se fazem brilhar."

    Adorei a frase!

    Abraços!

    ResponderExcluir