quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Do que faz um ser humano brilhar

Certa feita estava eu fazendo considerações filosóficas de ordem superior, quer dizer, pensava enquanto escovava os dentes.
[pausa para raciocínio divergente]
Falava outro dia com minha amiga e coblogueira Lila a respeito do pensamento criativo e dizia que, para mim, ter idéias e pensar com clareza está associado à água. Eu nado e tenho ótimas idéias quando estou na piscina. Também tomo banho e o chuveiro como que lava meus pensamentos. É freqüente eu travar com alguma idéia, seja linguística, seja imagética e nesse ponto eu parar e ir tomar um banho. Sei lá, em algo como 7 em 10 banhos eu consigo sair, além de limpo, com alguma boa idéia para um determinado problema. E além disso eu também escovo os dentes. Este envolvimento é particularmente menos eficaz, menos água, menos boas idéias. Em todo o caso, às vezes resulta, por mais que pareça estranho à Lila.
[fim do raciocínio divergente]
Enfim, escovava os dentes e estava pensando a respeito do poder de manifestar-se no mundo de cada indivíduo. Havia lido em algum lugar algumas palavras do Mandela que dizia que os seres humanos mais se esforçam para conter seu brilho do que propriamente para manifestá-lo, ou algo assim. Na opinião dele por medo.
Do modo que vejo, o Universo vai apagar tudo e todos, ninguém precisa colaborar com ele, apagando seu próprio brilho. E eis que ontem eu me deparei com a seguinte pergunta: "O que você faria da sua vida se não tivesse a chance de fracassar?"
A realidade como a percebemos é composta em sua maior parte (cores, formas, odores) de reações à presença da luz. Então, quanto mais espontâneas, mais honestas e menos medrosas forem as pessoas, mais brilhantes elas serão, portanto, mais reais. O contrário camufla e falsifica a realidade, alguma coisa como a "Cidade das sombras" (Dark city, EUA, 1998).
Isso lembra um pouco a lógica do queijo suíço*, mas tudo bem.

*O queijo suíço está repleto de vazios, assim, quanto mais queijo, mais vazios, portanto, quanto mais queijo, menos queijo.

2 comentários: